Aposentados se reúnem para debater sobre a previdência

Na tarde da última quinta-feira (26), no teatro dos Bancários, aconteceu a plenária dos aposentados do Sindicato dos Professores da Rede Oficial do Recife. O evento teve inicio às 14h com o grupo de chorinho Boemios do Capibaribe. O evento contou com cerca de 60 aposentados.

Logo após a atividade cultural foi feito uma saudação aos presentes por Simone Fontana, candidata à vereadora, além de Jair Pedro, candidato a prefeito. Claudia Ribeiro e Carlos Elias deram os informes sobre a greve das universidades e a reunião com o Reciprev.

A palestra sobre As Reformas da Previdência nos Governos FHC, Lula e Dilma foi ministrada por Lenilson Santana, do Instituto Latino Americano Sócioeconômico (ILAESE). Santana resgatou as reformas previdenciárias históricas. Em seguida, ele destrinchou as principais medidas que levaram as reformas previdenciárias em cada governo de 1994 até os dias atuais.

Outro elemento bastante trabalhado durante a palestra  foi a falsa afirmação de que a previdência opera em déficit. Para Lenilson, a manutenção dessa mentira pelos governos de plantão só se justifica pelo fato de quererem atacar os direitos dos trabalhadores e cita um exemplo “o PT passou a vida toda dizendo que a previdência não tinha déficit, mas quando assumiu o governo ele apareceu” e conclui “Por que o PT mudou de ideia? Simples, porque eles governam para os ricos”.

As intervenções dos aposentados indagaram muito a quem favoreceu todas essas reformas previdenciárias. Outro elemento muito comentado foi a iniciativa do sindicato de realizar atividades com os aposentados, coisa que a gestão passada não fazia.

Logo após o fechamento da palestra o advogado do SIMPERE, Jesualdo Filho, deu alguns informes juridicos das ações que envolvem os aposentados como o duplo desconto do saúde Recife, 1/3 da carga horaria, acréscimo de carga horária entre outros.

Ao final aconteceu uma confraternização entre os presentes. Segundo Eulina  Coutinho, diretora de aposentados “é muito importante realizarmos essas atividades, não apenas para os aposentados que podem participar da vida do sindicato, mas para nós diretores que podemos escutar suas dúvidas e anseios” e conclui ” já estamos preparando o próximo encontro”.

Click aqui e veja as fotos do evento 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

4 + quinze =