15 de outubro, uma data de comemoração e luta

Foi em 15 de outubro de 1827 que o Imperador Dom Pedro I, através de um decreto imperial, criou o Ensino Elementar do Brasil. Mas foi em 1947 que essa data se tornou de fato um dia para celebrar a profissão. O Professor Salomão Becker sugeriu um encontro anual nesse dia, tornando assim uma data comemorativa.

De lá pra cá a educação sofreu várias transformações. Os avanços e conquistas dos professores e professoras foram resultados de suas lutas por um ensino de qualidade. Por isso, essa data deve não ser apenas um dia de comemorações, mas um dia de reflexão sobre as conquistas do passado e os desafios do futuro.

Nos dias de hoje os professores vêm sofrendo duros ataques não só dos tubarões da educação, mas também da esfera pública. Aqui na cidade do Recife lutamos por questões como cumprimento do Piso Salarial, 1/3 de aula-atividade, melhores condições de trabalho, direito a um plano de saúde digno, entre outras questões. A nível nacional, estamos travando uma batalha pela manutenção do cálculo do Piso que é por custo aluno.

Diante disso, a diretoria do SIMPERE parabeniza todas as professoras e professores pelo seu dia e lembra que no dia 20 de outubro iremos realizar uma grande confraternização no Aldeia Water Park. Abaixo veja maiores informações e prepare-se para participar dessa festa da educação!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

14 + nove =