Professoras e Professores mostram como se faz aula-atividade

Durante todo o dia 28 de fevereiro as professoras e professores do Recife realizaram aula-atividade em praticamente todas as escolas. A data foi aprovada na última assembleia para que a categoria pudesse exercer o seu direito, garantido na lei federal 11.738/08. A direção do Sindicato visitou todas as Regiões Político- Administrativas (RPAs) da cidade para ver como estavam sendo aplicadas as aulas-atividades nas unidades educacionais.

Vários foram os exemplos postos em prática de como deve ser utilizado o 1/3 da carga horária para planejar, avaliar, pesquisar e conversar com a comunidade escolar. No Centro Municipal de Educação Infantil Ana Rosa (CEMEI) , o corpo docente realizou uma avaliação da adaptação das crianças e observou os perfis e posteriormente planejaram atividades que possam atender às demandas dos alunos.

Já na Escola Antônio Farias Filho, foi realizada uma reunião com os pais dos alunos para explicar a importância da aula-atividade para as crianças e o cumprimento da Lei do Piso. No segundo momento foi debatido entre os professores como aplicá-la sem comprometer as aulas. Na escola Novo Pina o momento foi utilizado para ver o perfil das crianças que mudaram de uma série para outra.

O Prefeito Geraldo Julio (PSB) e o secretário de Educação, Valmar Correa, precisam entender que pra ter educação de qualidade é preciso aula-atividade. Assim como a delegada de base, Ana Valeria, da Escola Célia Arraes, “a aula-atividade irá nos trazer uma melhor qualidade de ensino e com certeza a qualidade da educação do nosso município irá melhorar”.  Já a professora Lúcia Passos, da Escola Profissionalizante Magalhães Bastos, afirmou: “A aula-atividade é um espaço legítimo do professor que busca a qualificação e a qualidade do ensino público”.

A próxima aula-atividade será no dia 8 de março, na Praça do Diário, a partir das 8h, onde o tema central será o Dia Internacional da Mulher. A presença de tod@s é de grande importância para mostrar ao prefeito e ao secretário de Educação que para implantar a aula-atividade é só querer, porque quem ama o Recife valoriza a Educação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × dois =