Comissão de Educação recebe moradores do Parque dos Milagres

Fonte: Câmara Municipal do Recife

Representantes da Associação de Moradores do Parque dos Milagres, localizado no bairro do Ibura, e do Sindicato Municipal dos Professores de Ensino da Rede Oficial do Recife – SIMPERE – compareceram na manhã desta quinta, 2, à reunião da Comissão de Educação da Câmara. O objetivo da visita foi dizer aos vereadores que querem que o Centro Profissionalizante Vila dos Milagres continue a ser coordenado pela Secretaria de Educação. A Prefeitura do Recife iniciou estudos para avaliar a possibilidade de transferência das 17 escolas profissionalizantes do município para a Secretaria de Juventude e Qualificação.

Os vereadores André Régis (PSDB), presidente da Comissão, Antônio Luiz Neto (PTB) e Henrique Leite (PT) ouviram dos moradores e sindicalistas que a mudança pode prejudicar a comunidade. O Centro, inaugurado em 2004, atende a cerca de 300 alunos, de todas as idades, oferecendo nove cursos em três turnos, nas áreas de higiene e saúde, alimentação, construção civil, vestuário, artesanato e idiomas. “Passando para a Secretaria da Juventude, pessoas de outras faixas etárias vão ficar de fora”, disse a dona de casa Mauricéa da Silva Dias.

Para o vereador Antônio Luiz Neto, as escolas profissionalizantes já têm uma história na cidade. “Elas foram criadas desde a gestão de Miguel Arraes como Prefeito do Recife, com iniciativas que ofereciam alfabetização e ensino profissional”. Na opinião do diretor do SIMPERE, Roberto Santana, esse tipo de unidade escolar é vinculado à educação básica, não tem sentido ser administrado pela Secretaria de Juventude.

O tema vai continuar a ser debatido na próxima semana. A Comissão de Educação convocou uma reunião extraordinária para a próxima terça-feira, 7, às 10h. Serão convidados representantes de todas as 17 escolas profissionalizantes do município, sindicato dos professores e da Secretaria de Educação da Prefeitura do Recife.

Ato na Câmara – Na última terça-feira (30), professores e estudantes da Escola Profissionalizante Vila dos Milagres participaram de um ato na Câmara de Vereadores para protestar pela permanência da unidade de ensino na Secretaria de Educação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

18 + quinze =