Delegadas e Delegados de Base do SIMPERE tomam posse

No último dia 10 de junho mais de 300 delegados de bases tomaram posse. A atividade aconteceu nos turnos da manhã e tarde, no Centro da Soledade. Para Teoneide Pereira, diretora do SIMPERE, o sindicato deu a devida importância para todo o processo.  “Sabemos a importância do Conselho de Delegados de Base, essa instância é superior a diretoria. É nesse espaço que podemos discutir a política e os planos de luta da categoria. É através dele que acontece o verdadeiro controle da base sobre seu sindicato. Por isso jogamos um peso muito grande para eleição do novo conselho” conclui a sindicalista.

 

Durante o evento, as professoras e professores assistiram uma palestra do Instituto Latino Americano Socioeconômico (ILAESE), ministrado por Guilherme Fonseca. Em sua apresentação, ele explicou a importância dos delegados de base para a vida de um sindicato. Entre vários elementos exposto, Guilherme  pontuou a necessidade do sindicato ser dirigido pela base, pois isso garante mais combatividade. Ele afirmou que não é possível ter um sindicato que represente de fato as ansiedades de sua base se não é a mesma que a dirige.

 

O assunto recorrente nas intervenções dos delegados não poderia ser outra se não o grande golpe que o Secretario de Educação, Jorge Vieira, deu no Conselho Municipal de Educação do Recife (COMUDE).  De forma autoritária e sem nenhuma decisão do conselho, o Secretário se auto intitulou Coordenador do Conselho. Como se não bastasse, não apresentou a minuta do Plano Municipal de Educação. Ao fechar essa matéria o sindicato já havia mobilizado a direção para exigir resposta da Secretaria.

 

Com os delegados empossados a Coordenadora Geral do SIMPERE, Simone Fontana, aposta que o primeiro grande trabalho do novo conselho será a Campanha Salarial. “Nosso primeiro desafio será nossa campanha salarial e não será uma batalha fácil, mas aqui estão presentes as mulheres e os homens que irão lutar e mostrar que vencer é possível” declarou a professora.

 

[wpdm_file id=100 title=”true” ]

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

6 + 16 =