Dia 11 de agosto dia do estudante, também é dia de luta.

No dia 11 de agosto, é comemorado, no Brasil, o Dia do Estudante. Essa comemoração acontece desde o ano de 1927 e teve como ponto de partida algo que ocorreu cem anos antes, isto é, em 1827, na época do recém-instituído Império Brasileiro. Em 11 de agosto de 1827, o então imperador Dom Pedro I autorizou a criação das duas primeiras faculdades do Brasil, a Faculdade de Direito de Olinda, em Pernambuco, e a Faculdade de Direito do Largo do São Francisco, em São Paulo. Por esse motivo, no dia 11 de agosto, também se comemora o Dia do Advogado no Brasil.

Contudo está data se tornou referencia para os estudantes brasileiros como uma data de luta e não apenas comemorativa. Não a toa que depois de 10 anos, em 1937 é fundada a União Nacional dos Estudantes (UNE).

Esse ano não poderia ser diferente. Sobre a orientação das resoluções do II Encontro Nacional de Educação (ENE) que aconteceu no inicio de junho, essa data foi escolhida para convocar o Dia Nacional de Luta em defesa da educação pública e gratuita. Nesse dia, atos, debates e manifestações devem ocorrer nos estados. Os principais eixos serão: Fora Temer;  Por uma Escola sem Mordaça; Contra a redução de verbas da educação e a privatização do ensino.

O Simpere se soma aos demais ativistas da educação nesse dia, e convoca sua categoria a se incorporar nas atividades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 + doze =