INFORMES DA MESA SETORIAL DE EDUCAÇÃO

INFORME DA MESA SETORIAL DE EDUCAÇÃOA mesa setorial de Educação com o SIMPERE ocorreu nesta sexta feira, 24 de março de 2017.
Participaram da mesa:
Pela Prefeitura: Rossana, Gicélia, Roberta e Rogério
Pelo SIMPERE: Direção – Simone, Teoneide, Carlos Elias
Base: Luiza, Carmen Dolores, Andrea
Foram tratados os seguintes pontos:
Repasse do reajuste do piso salarial para toda a categoria: Esse tema será tratado na mesa Geral que vai ocorrer no dia 27/3
Aula-atividade:
Cobramos da Secretaria de Educação todos os problemas que os professores estão enfrentando em relação a Aula-atividade:
Aula atividade com 50% de abono e 50% em tempo: Está em análise financeira para verificar como vai ficar a aula atividade para 2017 e até o momento não tem perspectiva de prazo para aula atividade na integralidade. Por enquanto a aula atividade fica nos mesmos moldes de 2016. Porém houve um retrocesso: Professores que acumulam vão passar a ter 50% em abono e 50% em tempo, na acumulação. Cobramos o direito a aula atividade para todos os professores.Déficit de professores para substituir professores em aula

atividade: Afirmaram não existir déficit de CTDs e que os problemas fossem enviados para Gicélia. Imediatamente fizemos contato com a direção do SIMPERE e em pouco tempo, através de grupos de professores no whatsapp, levantamos 30 escolas com problemas em fazer AA por falta de CTD, mostrando que esse problema não é localizado.
Banco de horas de AA: Ainda em fase de levantamento e foi protelado para abril o fechamento desse quantitativo de horas que a secretaria está devendo aos professores. Quando fechar esse levantamento será feito com uma AA a mais por mês até que se cubra o “banco de horas”. O SIMPERE acredita que a AA deve ser garantida e está contra a proposta de banco de horas.

Concurso Público e Acréscimo de carga horária:
Em relação ao concurso público: a Secretaria de Educação e de Administração estão aguardando parecer do Conselho de Política de Pessoal, após passar por esses trâmites o prazo é de até 6 meses para realização do concurso.
Acréscimo de carga horária:. Os trâmites para convocação de professores para acréscimo será iniciado a partir de 11 de abril, quando o levantamento de cadeiras vagas estará pronto. Cobramos que fosse chamado imediatamente 13 professores da listagem uma vez que na convocação para acréscimo no ano passado houve 13 que não assumiram. A resposta foi que iriam entrar junto com os que forem chamados para esse ano.

Licença Prêmio
A Secretaria colocou que professores que tiveram sua Licença Prêmio (LP) deferida podem se afastar do trabalho a partir da data de início da LP, independente de ter ou não professor para substituir. Foi colocado na mesa que não existe orientação por parte da Secretaria de Educação de exigir que o professor tenha que procurar alguém para substitui-lo.
Foi cobrado pela comissão que a resposta para o gozo da LP fosse dada com antecedência, a Secretaria se comprometeu a cumprir os prazos…

Ampliação de carga horária para professores AEE

Será feito o mesmo processo que foi feito com os coordenadores pedagógicos, através de seleção interna ainda no 1º semestre de 2017. Em abril ou maio sairá uma instrução Normativa para fazer o processo de apresentação de projeto. O SIMPERE vai fazer uma plenária com esses professores para discutir esse ponto da pauta.
Formação de professores

Reconheceram a necessidade de melhorar a qualidade da formação e será feita parceria com o CEEL ( Centro de Estudos de Educação e Linguagem)
Sobre cursos de especialização, mestrado e doutorado, a Secretaria apenas colocou os cursos que estão em andamento. Foi cobrado pela comissão de negociação o cumprimento da meta do Plano Municipal de educação que prevê 50% de mestres e doutores na categoria até 2020. Explicaram as dificuldades, mas foi colocado ainda pela comissão que prefeituras tem feito os cursos em parceria com Universidades Públicas como a UPE.
Ainda neste ponto, foi colocada a distribuição de jornais diariamente para a categoria. A secretaria disse que serão distribuídos nas escolas, além da Folha, o Diário de Pernambuco
Cobramos a atualização do abono educador e o restante do ano passado. E também lembramos à Secretaria que este ano tem a Bienal do Livro e que a Prefeitura coloque no seu orçamento as despesas com o bônus da Bienal.

Próxima reunião setorial
Foi marcada uma próxima reunião para o dia 30/03 às 14h no Centro Paulo Freire. Nessa reunião iremos colocar outros pontos da pauta além de posições mais concretas sobre a AA.
A questão da reposição dos dias de greve, não foi colocada pois queremos discutir com a categoria

SIMPERE – CSP Conlutas – Resistência e Luta

SIMPERE – CSP Conlutas –  Resistência e Luta


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

19 + 20 =