INFORMES DA MESA DE NEGOCIAÇÃO DO DIA 20 DE ABRIL

Essa reunião havia sido agendada pelo próprio Secretário de Educação através de ofício no dia 6 de abril. Porém no dia agendado o mesmo não pode comparecer, mesmo assim o SIMPERE achou importante manter a reunião.

Estiveram presentes pela direção do Sindicato Simone Fontana, Carlos Elias e Teoneide Albuquerque e pela base do sindicato Jucelino Lima e Luiza Lira. Já as representantes da prefeitura foram Gisélia Lira e Rossana Albuquerque.

Nomeação de concursados, acréscimo e convocação de CTDs: A Secretaria de Educação enviou ao SIMPERE ofício com o quantitativo de cadeiras vagas para professor l na Rede Municipal. São 492 cadeiras vagas, segundo o mesmo ofício, atualmente 70% das cadeiras vagas são ocupados por professores em acumulação e 30% por professores CTDs.

Na reunião, Rossana e Gicélia informaram que serão chamadas 147 professores para acréscimo de carga horária. Essa listagem ainda será publicada.

*Está sendo publicado em grupos de whatsapp uma listagem com nome de alguns professores como se fosse para acréscimo, essa listagem é um recorte da lista geral de professores inscritos para acréscimo: Uma “brincadeira” de mau gosto que pode trazer transtornos na vida desses professores

No dia 20 de abril saiu no diário oficial portaria de contratação de 223 CTDs. A perspectiva é que assumam no dia três de maio as aulas atividades.

Segundo Rossana a perspectiva é que os professores para acréscimo liberem os CTDs que estão trabalhando em cadeira vaga e junto com os CTDs que serão convocados resolva o problema da aula atividade. Porem ainda será insuficiente pois muitos professores recém concursados e que acumulam continuarão com 50% de aula atividade.

Também estão sendo nomeados 100 AADEEs (Agente de Apoio ao Desenvolvimento Escolar Especial) e mais 100 ADIs (Agente de Desenvolvimento Infantil)

Monitoramento na regência dos professores: O SIMPERE enviou ofício à Secretaria de Educação comunicando a decisão da Assembleia em não aceitar monitores “observando” a aula dos professores. Foram levantados argumentos pseudopedagógicos os quais foram rebatidos pelos representantes do SIMPERE na mesa. Ficou de, numa próxima reunião, Rogério participar para explicar o que vai ser esse monitoramento. De antemão o SIMPERE já se posicionou que os professores estão precisando de apoio e não de fiscalização.

Licença Prêmio: Segundo Rossana, de janeiro a março deste ano foram feitas 554 solicitações de licença prêmio, 112 foram autorizadas e 442 estão em tramitação. Foi criado alguns critérios para priorizar quem está próximo da aposentadoria. Colocamos que nem todos os pedidos são para o mesmo período e que fosse respeitado os critério existentes e o direito do professor. Na próxima reunião vão apresentar o fluxo de licenças.

Acréscimo para professor ll: Vai ser feito um levantamento do total de carga horária disponível, desse total será disponibilizado 30% para acréscimo, ainda no 1º Semestre.

Eleição para direção de escola: Colocamos que este ano encerram-se os mandatos das direções de escolas. Rossana falou que vai ter um atraso pois ainda estão estruturando o curso de gestão para quem vai concorrer à eleição…

Vale do interior:  Esse caso trata do transporte de professores que moram em áreas não cobertas pelo consórcio grande recife e desde que acabou o vale de papel tem sofrido para garantir o reembolso do gasto com passagens, chegando a gastar até vinte reais por dia  para se locomover para a escola

Foram colhidas as assinaturas dos professores nessa situação e foi enviado para o DEAF, na mesa foi dito que até o dia 29 de abril serão pagos os meses em atraso (como se trata de um sábado vai sair antes). Prometeram que o reembolso será feito todo dia 29.

Suprimento e falta de materiais nas escolas e creches: estão fazendo estudos para apresentar no final de maio. Nos atos e paralisações das RPAs muitas denúncias estão sendo feitas em relação a todo esse descaso. Vamos fortalecer a comunidade e cobrar!

Atraso nas aposentadorias e ticket refeição para duas matrículas: Para esses pontos iremos agendar uma reunião com o Secretário de Planejamento e Gestão de Pessoas.

 

 

Fotos: Sérgio Gaspar

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

15 + 7 =