Informes da Assembleia dia 27 de Junho

Informes da Assembleia dia 27 de junho 2022

A assembleia ocorrida em 27/06/22 no pátio da PCR, além de contar com informes e avaliação sobre temas e demandas da categoria, aprovou os seguintes encaminhamentos:
● RECOMPOSIÇÃO DAS APRENDIZAGENS – Concurso público no início do 2º semestre para recompor os recursos humanos nas escolas; convocação da categoria por adesão, sem obrigatoriedade, formação específica sobre a aquisição da linguagem escrita para os(as) professores(as) que aderirem ao projeto; remuneração aos professores(as) para todo trabalho de recomposição; autonomia pedagógica das escolas.
● SAERE/CAED – A medida em que o SAERE assumiu o formato de avaliação externa, a SE deve garantir aplicadores externos para avaliação, correção e alimentação do sistema para consolidação dos resultados. Nenhum trabalho a mais!
● AULA ATIVIDADE- Garantia da Aula Atividade na 5ª semana do mês (145 h/a 100% Aula Atividade); Aula Atividade referente à formação no formato virtual sem a obrigatoriedade de ir à escola com direito à declaração de frequência.
● ELEIÇÃO DE GESTORES(AS) ESCOLARES – Eleição livre e democrática; Rejeição às propostas apresentadas pela SE no PL que objetiva alterar a Lei vigente que descaracterizem o processo democrático, direito da comunidade escolar de eleger o(a) diretor(a): sem curso e sem seleção como critério para participar da eleição; sem lista tríplice, diretor(a) eleito(a) deve tomar posse e ter direito à formação continuada para exercer a função; candidatos(as) a(à) diretor(a) de creches e escolas devem pertencer ao Grupo Ocupacional do Magistério (professores e professoras).

● ACRÉSCIMO DE CARGA HORÁRIA – Convocatória e início do exercício do acréscimo de carga horária imediato com garantia de chamada para assumir no ano de 2022 toda carga horária disponibilizada, sem retenção de vagas quando o(a) gestor(a)/ coordenador(a) optarem por não assumir de imediato o acréscimo de carga horária em sala de aula; priorizar a acumulação em regência como critério de classificação e de desempate.

● Assembleia em lugar fechado antes do recesso, tendo como data proposta dia 05/07. A confirmação da data dependerá da disponibilidade de local para aluguel.

Durante a assembleia a Secretaria de Educação comunicou uma reunião ainda essa semana para tratarmos das demandas da categoria. A reunião já havia sido solicitada pelo Simpere através de ofícios, mas a resposta atendendo a solicitação só chegou após concentração da categoria em assembleia no pátio da prefeitura. Sigamos na luta!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

dois + 12 =