29 de Agosto | Dia da Visibilidade Lésbica
Neste 29 de agosto, celebramos o Dia Nacional da Visibilidade Lésbica no Brasil. A data foi escolhida em referência ao 1º Seminário Nacional de Lésbicas (SENALE), realizado em 1996. O principal objetivo dessa data é destacar a luta contra a lesbofobia, que é a opressão direcionada às mulheres lésbicas, que enfrentam diversos tipos de discriminação, além de apagamento, violência e negligênciamento, sobretudo, na dimensão da saúde sexual e reprodutiva.
A exploração, o preconceito, a discriminação e toda a intolerância tornam este dia um momento de luta. Defendendo a visibilidade lésbica, estamos também lutando por políticas públicas que sempre lhes foram negadas e pela conquista de espaços que sempre lhes foram retirados.
A educação desempenha um papel crucial na luta pela visibilidade lésbica, porque é através dela que se constrói a compreensão e o respeito pelas diversidades sexuais e de gênero. Ao defender e promover uma educação em sexualidade, contribuímos para desconstruir as relações de gênero estabelecidas pelo machismo e patriarcado, que colocam as mulheres em situação de domínio.
Além disso, a educação fomenta o conhecimento sobre os direitos das mulheres lésbicas e a importância de políticas públicas que garantam sua plena cidadania. Em última análise, a educação não só empodera indivíduos a lutar contra a discriminação, mas também contribui para a construção de uma sociedade justa e igualitária.
Pelo direito à vida de todas as mulheres! Pelo direito a todas as formas de amar e de viver!
#VisibilidadeLésbica #SimpereNaLuta
SIMPERE – Forte, Plural e de Luta – Filiado à CNTE e à CUT