Paulo Freire: sua luta e memória estão vivas!

Hoje, 19/09, data que lembramos o aniversário de Paulo Freire, é um dia fundamental para afirmar que o legado do educador pernambucano e cidadão do mundo é vivo e presente na nossa luta por uma educação pública e libertadora, e potente como ferramenta de transformação social. Nós do SIMPERE temos o patrono da educação brasileira como uma inspiração cotidiana nas nossas batalhas dentro da sala de aula, nas mobilizações, assembleias da categoria e em todos os espaços políticos e pedagógicos que atuamos.

Nos últimos anos presenciamos os diversos ataques que os setores conservadores e o fascismo fizeram para destruir sua imagem. Mas o que eles não sabiam é que seu pensamento foi semente que germinou na nossa terra e seus frutos floresceram nos quatros cantos do Brasil. E sobre seu lema e bússola, a palavra esperança se fez verbo e ESPERANÇAR foi o mote da campanha que trouxe a possibilidade de derrotar o atraso político nas ruas e nas urnas.

No aniversário de Paulo Freire deixamos nossa singela e sincera homenagem ao seu legado e sua história. Estamos em meio ao processo de reconstruir o Brasil e sabemos que a educação é instrumento importante de transformação, e precisamos sempre reafirmar seus ensinamentos, sendo esses tão valiosos para pensar nossa nação e nossa atuação pedagógica.

“Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda.” (Paulo Freire, Pedagogia da Indignação: cartas pedagógicas e outros escritos

Ao mestre, com carinho!

Simpere – Forte, Plural e de Luta. Filiado à CNTE e à CUT

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × quatro =