Perguntas Frequentes (FAQs)

Perguntas Frequentes (FAQs)

Porque devo me filiar?

O Sindicato é uma ferramenta importante para todos os trabalhadores. É a partir das campanhas salariais que as trabalhadoras e trabalhadores organizados em seu sindicato negociam condições melhores de trabalho. Todas as conquistas que adquirimos até hoje foi através da luta de nosso sindicato.

A média dos trabalhadores sindicalizados no Brasil é de 30%, o Simpere tem mais de 75% da categoria filiada, isso é um percentual muito alto para média. Um sindicato que tem muitos filiados tem um peso maior na negociação junto a prefeitura.

Logo se filiar ao seu sindicato só favorece a luta pelos seus interesses.

Como posso me filiar?

Baixe a ficha de filiação, preencha todos os campos e assine o documento para confirmar sua filiação. Depois entregue na sede do sindicato ou a qualquer diretor do sindicato.

Ou pelo APP na tela inicial através do botão “Filie-se”.

Quais os direitos do professor sindicalizado?

Os filiados são as professoras e professores que decidem o caminho que o sindicato irá traçar para alcançar seus objetivos. Com direito a voz e voto, o filiado pode decidir desde como vai ser um ato até as pessoas que iram compor a diretoria do sindicato.

Para além disso o Simpere realiza várias atividades sócio cultural como o Bloco do Simpere no carnaval, o Forró do Professor e o dia do professor. O filiado tem acesso a essas festas apenas apresentando o contra cheque e os brindes de cada evento.

Outro benefício é atendimento jurídico. O Sindicato possui três assessorias jurídicas a disposição de seus filiados. Mais informações veja a página do Serviço Jurídico.

Quais deveres do professor sindicalizado?

Como um sindicato democrático  o maior dever de seu filiado é participar da vida política do seu sindicato. São vários os níveis de organização que o filiado pode participar como: Reunião de Base que acontece quando os diretores visitam as escolas, outro organismo é a Plenária de Delegados de base, que junta os representantes eleitos nas escolas. A instância máxima de organização são as Assembleias Gerais que acontecem quase que mensalmente.

Outro dever do filiado é a contribuição de 1% do salário. Nossa luta precisa ser financiada pelos próprios trabalhadores. Como diz o ditado popular, quem paga a banda escolhe a música, por isso fazemos questão de sermos independentes financeiramente.

Sou aposentado. Posso me sindicalizar?

Sim. Na verdade o docente que já é filiado enquanto está na sala de aula, quando ele se aposenta continua filiado. Mas caso você seja aposentado e ainda não seja filiado pode se filiar acessando a Ficha de Filiação.

Quero denunciar uma situação na escola em que trabalho. Como devo proceder?

Primeiro é importante dizer que a sua denúncia pode ser anônima ou não. O Simpere tem a preocupação de manter a segurança se sua categoria. Mas caso se sinta a vontade de se identificar, não tem problema, até facilita na apuração da denúncia.

O Sindicato tem um canal específico de denúncia que pode ser acessado por aqui (APP na Play Store)