SIMPERE, FORJADO NA LUTA, TECENDO VITÓRIAS.

O SIMPERE ocupa um papel importante nas lutas gerais e na luta em defesa da educação pública com valorização da carreira da professora e do professor, considerando as melhores tradições de combatividade, trabalho de base, construção de um sindicalismo classista, independente de governos e autônomo diante dos partidos, que, somadas ao respeito às várias funções exercidas pela nossa categoria e à pluralidade de ideias, vem tecendo lutas e vitórias.

A atual direção, Gestão SIMPERE Forte, Plural e de Luta, demonstrou disposição de diálogo e capacidade de articulação com os vários setores e movimentos organizados da sociedade, pautando a necessidade da valorização da carreira do magistério através do cumprimento da Lei Nº 11.738/2008 que estabelece Piso, Carreira e 1/3 de aula-atividade como direito. Reintroduziu a agenda política promovida pela Confederação Nacional das(os) trabalhadoras(es) em Educação – CNTE, como instrumento de formação e de mobilização da nossa categoria, contribuiu e participou das lutas em defesa da democracia, dos direitos da classe trabalhadora e dos serviços públicos.

Possibilitando que as vozes dos movimentos sociais, que enfrentam as diversas formas de opressões, ecoassem mais nitidamente e se expressassem como pauta da nossa categoria, criamos os coletivos antirracista, o LGBTQIAP+, com ampliação do atendimento jurídico para atender às pautas específicas dessas lutas. 

Considerando a dimensão da categoria, ampliamos a escuta das demandas, realizando plenárias específicas, respeitando as diversas áreas de atuação da professora e do professor. 

As campanhas salariais 2022/ 2023 foram marcadas por vitórias, conquistadas na luta da categoria que caminhou junto à direção, enfrentando a política neoliberal e a truculência do governo municipal, que utilizou da “justiça” para atacar o direito de greve das professoras e professores. Derrotamos o governo, conquistando uma vitória inédita no movimento sindical com a legalidade da greve em 2022. Ocupamos a cidade com nossas bandeiras através de passeatas, atos culturais, outdoors, jornais, tv, rádio e redes sociais.

 É certo que, apesar de termos conquistado o maior índice de reajuste com a greve em 2022, não conseguimos a aplicação do reajuste total do Piso na carreira. No entanto, não podemos negar a conquista de índices que repuseram a inflação do período e garantiram ganho real a toda categoria, ativas(os) e aposentadas(os). 

O debate pela preservação da carreira, a continuidade das progressões funcionais por tempo de serviço sem o critério meritocrático da avaliação de desempenho, como a revisão de outros pontos do nosso PCCR, continua sendo pautado nos espaços de negociação, numa perspectiva de consolidar uma carreira atrativa e valorizada para as(os) professoras(es) do Recife.

 As campanhas salariais consolidaram outras conquistas importantes, tais como o reestabelecimento do processo do acréscimo de carga horária, da escolha de diretoras(es) e vice-diretoras(es) das unidades educacionais e a realização do concurso público que ampliará o quadro de filiadas(os) do nosso sindicato, fortalecendo ainda mais a luta por nossas reivindicações.

O combate à política privatista do governo com seus pacotes privados, que fazem escoar os recursos públicos para as mãos do setor privado, continua. “Não às Parcerias Público Privadas”, permaneceremos entoando!

Vigilantes, entendendo que as lutas jurídica e política andam juntas, intensificamos a cobrança ao governo municipal pelo direito aos precatórios do Fundef e pela complementação dos recursos do Fundeb, provocando a procuradoria com apresentação de documentação farta de informações pela nossa assessoria jurídica. Seguiremos até o fim lutando por essa reparação financeira, cobrando o direito a 60% dos recursos advindos dos precatórios para as(os) professoras(es).

  É com a consciência do trabalho realizado e do que precisa ser conquistado que convocamos a categoria a continuar lutando junto à direção, trilhando um caminho exitoso de grandes vitórias!


DIREÇÃO COLEGIADA

Simpere Forte, Plural e de Luta