História

História

A luta dos professores do Recife atravessa gerações. Em 1992, a categoria oficializava a fundação do Sindicato Municipal dos Profissionais do Ensino da Rede Municipal do Recife, o Simpere. No mesmo ano, as ruas brasileiras eram tomadas pela população, que pintava o rosto pelo impeachment do então presidente Fernando Collor. Mas a luta dos professores da cidade do Recife vem de antes.

Ainda em 1985, durante as Diretas Já, em plena Ditadura Militar, a categoria estava reunida sob o nome de Ampere (Associação Municipal dos Professores da Rede do Recife). Nessa época, os professores estavam sujeitos ao Sindsepre (Sindicato dos Servidores Municipais do Recife), sem nenhuma autonomia de classe.

Numa época em que a democracia ainda era um sonho, os professores do Recife se organizavam, ainda que o estado, tomado por governadores biônicos, não reconhecesse esse direito. Depois de muitas lutas, com o processo de redemocratização e criação da Constituição Brasileira de 1988 (que garante em seu artigo 8º a “livre associação profissional ou sindical”, sem intervenção do patrão), a categoria finalmente conseguiu a validade jurídica para ter um sindicato para representá-la. Em 1992 o Simpere, é registrado oficialmente

Até em sua própria fundação, o Simpere é resultado de uma intensa luta coletiva e diária. Hoje, temos quase 5 mil associados. O sindicato é o instrumento democrático dos trabalhadores para que possamos batalhar juntos e articulados pelos nossos direitos básicos. Essa é nossa missão contínua.