Apresentação
Este trabalho é resultado da pesquisa intitulada As Condições de trabalho docente e seus reflexos na aprendizagem de estudantes e repercussões no direito à educação pública de qualidade na Rede Oficial de Ensino do Recife, realizada pelo SIMPERE1 , com a colaboração de professores (as) do Recife e do Instituto Latinoamericano de Estudos Socioeconômicos (ILASE). Nesta pesquisa, procuramos identificar as condições de trabalho docente nas Unidades Educacionais (UEs) da Rede de Ensino do Recife e, compreender as possíveis relações entre as condições de trabalho docente nas UEs e seus reflexos na aprendizagem de estudantes e na educação pública. A pesquisa voltou-se para os seguintes temas: a) Aspectos Gerais das UEs; b) Diário de Classe nas UEs; c) Relações de Trabalho nas UEs; d) Saúde Docente nas UEs; e) Sentimento de Segurança no Trabalho nas UEs; f) Recursos Humanos nas UEs; e g) Acompanhamento de Estudantes com Deficiência UEs. Para a realização da coleta de dados, foi entregue documento escrito em cada Unidade Educacional (UE), explicado à comunidade docente em que consistiria a pesquisa, seus objetivos e procedimentos. A coleta foi realizada através de questionário, entregue e respondido nas UEs da Rede do Recife, por docentes. A coleta foi realizada no 2º semestre de 2015. Em virtude da existência de diferentes tipos de UEs na Rede do Recife, com suas especificidades e por questão didática, as classificamos em seis tipos. Vejamos: a) Creche; b) Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI); c) Escola Regular (do 1º ao 9º ano); d) Escola Integral; e) UTECs (Unidades de Tecnologia na Educação e Cidadania); e, f) Escola Profissionalizante. A pesquisa foi realizada em 258 UEs, contemplando as 6 Regiões PolíticoAdministrativas, totalizando aproximadamente 83% de UEs da Rede do Recife. Desse total, 35 são creches, 17 são CMEIs, 186 são Escolas Regulares (UEs que oferecem 1 A pesquisa teve várias etapas. Em uma delas, além da direção colegiada do SIMPERE, participou a Comissão de Aperfeiçoamento do Questionário da Pesquisa, constituída/eleita por professores/as da base, em Plenária de Delegados de Bases. 4 educação do 1º ao 9º ano), 7 são Escolas Integrais, 04 são UTECs e, 9 são Escolas Profissionalizantes2 . Ainda nesta breve apresentação, é importante explicar que utilizamos arredondamentos nos números percentuais.
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