SIMPERE participa de entrega de Medalha Paulo Freire, honraria importante da UFPE em tempos de bolsonarismo

postado em: Conjuntura, Destaque, Nacional, Notícias | 0

SIMPERE participa de entrega de Medalha Paulo Freire, honraria importante da UFPE em tempos de bolsonarismo

 

 

O SIMPERE participou na tarde desta quinta-feira (16 de dezembro) de Outorga da Medalha Paulo Freire, uma honraria da UFPE, concedida à entidades e personalidades políticas. A homenagem foi prestada a cinco instituições e três pessoas físicas. Os nomes foram indicados por uma comissão de avaliação em resposta a uma chamada pública, e todos foram analisados e aprovados pelo Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

 

As instituições homenageadas foram o Centro de Assessoria e Apoio aos Trabalhadores e Instituições Não Governamentais Alternativas (Caatinga), o Centro de Criação Galpão das Artes, o Centro de Formação Paulo Freire (CFPF) do Movimento Sem Terra (MST/Fazenda Normandia), o Centro de Saúde Alternativa de Muribeca (Cesam) e a Faculdade Frassinetti do Recife (Fafire). As pessoas físicas são o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Heleno Araújo; o cineasta e crítico de cinema Kleber Mendonça Filho; e a professora do Centro de Educação (CE) da UFPE Maria Eliete Santiago.

 

A solenidade foi um grande encontro de lutadoras e lutadores sociais, fossem elas (es) da educação, cultura, saúde ou do Movimento Sem Terra. Em uma conjuntura marcada por duros ataques aos movimentos sociais e entidades desde a eleição de Bolsonaro, a atividade fez parte de uma agenda significativa para o SIMPERE,  um sindicato com tamanha importância na luta pela educação pública, gratuita e com valorização profissional.

 

Heleno Araújo ter sido homenageado com a Medalha Paulo Freire representou os diversos setores em educação que se enfrentam com o avanço do conservadorismo e retrocessos nos direitos. A CNTE é uma entidade que organiza a resistência das trabalhadoras e trabalhadores em educação de todo o país e este foi um reconhecimento significativo também para a nossa categoria.

A honraria concedida à professora do Centro de Educação Maria Eliete Santiago é igualmente histórica; uma mulher negra e que guarda consigo o legado do método Paulo Freire, multiplicando por gerações de professoras e professores, muitos deles da nossa categoria.

 

 

SIMPERE – Gestão É Tempo de Mudança – Filiado à CNTEiado à CNTE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

15 − onze =