O SIMPERE vem a público repudiar veementemente a atitude autoritária e persecutória do vereador Eduardo Moura (Novo), durante a sessão da Câmara Municipal realizada nesta segunda-feira, 30 de junho.
Durante o debate democrático nas galerias, professoras e professores expressaram sua indignação frente a um político que, em maio deste ano, protagonizou um dos episódios mais lamentáveis contra a liberdade de expressão e a luta antirracista: a retirada de uma bandeira com os dizeres “Por uma educação antirracista” da Escola Municipal Anita Paes Barreto. Um ato racista, violento, e em desacordo com os princípios da Constituição e das leis que garantem a liberdade sindical e o direito à educação com compromisso social.
Na tentativa de intimidar a manifestação legítima da categoria, o vereador acionou a Polícia Militar, criando um ambiente de intimidação e censura. O SIMPERE considera essa postura uma grave ameaça à democracia e à liberdade de organização dos trabalhadores e trabalhadoras da educação.
Não aceitaremos que nossa categoria seja criminalizada por exercer o direito à livre manifestação política e sindical. Os profissionais da educação do Recife têm lado: o lado da democracia, da justiça social e da luta antirracista. As galerias do povo não serão silenciadas por aqueles que tentam transformar o debate político em caso de polícia.
Seguiremos firmes na luta por uma escola pública crítica, democrática e antirracista, com liberdade de cátedra, valorização profissional e respeito à nossa atuação sindical.
O SIMPERE NÃO SE INTIMIDA PELAS AÇÕES DESTE VEREADOR!
SIMPERE – Forte, Plural e de Luta
Deixe um comentário