Com os(as) Delegados(as) de Base temos mais FORÇA

O SIMPERE estará elegendo novos delegados de base, em maio. Afinal, qual a importância desse evento político para a categoria?

Os sindicatos no Brasil, em geral, funcionam no regime implantado desde 1930 por Getúlio Vargas,derrotando o movimento sindical e autônomo, classista e de luta da época. Assim os sindicatos foram se adaptando às regras impostas pelo ministério do trabalho para frear a luta e a organização dos(as) trabalhadores(as). Tentativas  importantes foram feitas, mas ainda hoje esse é o modelo predominante no sindicalismo brasileiro, lutar contra isso é o que a direção do SIMPERE e a CSP Conlutas estão propondo.

No local de trabalho, o(a) delegado(a) de base convive com os(as) colegas, sente na pele osproblemas, é articulado com os(as) alunos(as), com os pais, funcionários(as), vivencia o cotidiano dealegrias pelo companheirismo, mas também sente as dificuldades de forma mais direta e, partir da aí, conversa com as pessoas, procura conscientizar sobre a importância da organização, estimula os mais acanhados a se mobilizarem para as lutas – Essa é função do delegado de base.

Além disso, a maioria do tempo de nossas vidas é nas escolas e em outros locais de trabalho. É nesses locais que convivemos na grande maioria dos casos com a falta de estrutura, com a situação de carência dos(as) alunos(as), com muitos casos de assédio moral por parte de alguns(as) diretores(as), é nesses ambientes que nossa saúde está sendo destruída, por conta da exploração e da opressão.

Portanto, nós que defendemos um sindicato, combativo, independente dos governos e dos patrões e organizado pela base, acreditamos que sem um corpo de delegados(as) de base forte nossos objetivos estão comprometidos.

A participação na assembleia é importante, mas são eventuais e mesmo assim reúne uma grande quantidade de pessoas para tomar resoluções que abrangem o conjunto da categoria, para isso a direção do sindicato cumpre um papel fundamental. Mas pela quantidade de pessoas presentes, o debate é bastante limitado, muitos não podem falar, para tomar uma decisão coletiva importante. Quando elegemos na base da categoria, o conselho fiscal ou comissão de negociação são importantes exemplos da participação que fortalecem nossa entidade de classe. No entanto, queremos muito mais, queremos e precisamos dos delegados de base para termos mais vitórias nas nossas lutas.

As dificuldades são grandes, nosso tempo é pequeno, mas com muita luta vamos conseguir nos organizar, inclusive exigir da prefeitura esse tempo. Assim como estamos lutando para a prefeitura cumprir a implantação da aula-atividade, queremos tempo para discutir nossos problemas e soluções.

Eleja nos dias 14 e 15 de Maio, nossos melhores representantes na sua unidade educacional, delegadas (delegados) e vamos ter um sindicato mais forte, inscreva-se. Nas nossas reuniões sempre teremos um espaço para formação política e sindical, pois quanto mais qualificados estivermos, mais condições teremos de organizar a nossa luta.

 

 CALENDÁRIO DE ELEIÇÃO PARA DELEGADOS DE BASE:

 

07 A 11 DE MAIO – INSCRIÇÕES DOS CANDIDATOS POR TURNO DE CADA UNIDADE ESCOLAR, UTEC E GERÊNCIA.

14 A 15 DE MAIO – ELEIÇÃO DOS DELEGADOS.

ATÉ 18 DE MAIO – ENTREGA DAS ATAS DAS ELEIÇÕES NO SIMPERE.

29 DE MAIO – POSSE DOS DELEGADOS ELEITOS

 

Observação: os materiais para eleição de delegado de Base seguem para as escolas tem um documento chamado PROPOSTA REGIMENTO ELEITORAL DOS(AS) DELEGADOS(AS) DE BASE, que na verdade já é o próprio regimento. Abaixo segue os links para baixar os documentos.

[wpdm_file id=9 title=”true” desc=”true” ]

[wpdm_file id=5 title=”true” ]

[wpdm_file id=6 title=”true” ]

[wpdm_file id=7 title=”true” ]

[wpdm_file id=4 title=”true” ]

[wpdm_file id=8 title=”true” ]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

18 − dezesseis =