Categoria decide paralisar suas atividades por 48 horas nos dias 06 e 07 de junho

Durante a ocasião se discutiram os rumos da campanha salarial. PCCR será discutido no próximo encontro

Na manhã desta quarta-feira (29) aconteceu no auditório da FAFIRE a Assembleia Geral das professoras e professores da rede oficial do Recife. Durante o evento foram dados os informes sobre o forró do professor, que será no dia 05 de julho, o feriado facultativo do dia 30 do Corpus Christi e o dia 17 que deverá ser considerado como um dia de calamidade pública.

Os principais pontos da assembleia foram a apresentação do PCCR e a campanha salarial. A questão do PCCR foi remetida para a próxima assembleia, onde haverá a discussão e apreciação por parte da categoria sobre suas modificações.

Já o ponto de campanha salarial foi aberto com o informe da aula-atividade, com o documento final da comissão paritária. Quatro foram às atribuições dessa comissão: matriz curricular, implantação da aula atividade, adequação das escolas para aula atividade e concurso.

A proposta apresentada pela Secretaria de Educação foi a implantação integral da aula-atividade para professor II, a partir de agosto 2013, tendo três etapas: 1º etapa – oferecer acréscimo de carga horária aos professores; 2º etapa – convocar os professores do último concurso; e a 3º etapa –  caso não cubra o déficit realizar um novo concurso para professor II. Já para o professor I a implantação da aula-atividade será em fevereiro de 2014 e até essa data será pago um abono provisório do período de agosto até dezembro deste ano, com base às 15h/a mensais, podendo o pagamento ser dividido em até três vezes.

Entre os encaminhamentos, os presentes aprovaram apoio político e financeiro à greve dos Auxiliares de Desenvolvimento Infantil (ADIs). A categoria está em greve desde o dia 27 de maio, decretada por ocasião na assembleia dos Servidores Municipais. As principais reivindicações são o reconhecimento como profissional da educação, redução de carga horária de 8 horas para 6 horas, além do reajuste salarial que será definida na próxima reunião do fórum dos servidores municipais do Recife.

Os professores avaliaram que é preciso avançar mais em todos os pontos, por isso decidiram participar do ato público em conjunto com as demais categorias do serviço público municipal no dia 04 de junho. A atividade terá sua concentração às 09h, na Câmara dos Vereadores, para em seguida sair em passeata até a Prefeitura do Recife. Ainda na assembleia foi aprovada paralisação de 48 horas, nos dias 06 e 07. No dia 07 estaremos convocando todos os profissionais de educação para se concentrar no Pátio da Prefeitura, a partir das 08h, por ocasião da Mesa Geral de Negociação para mostrar a prefeitura que os professores e professoras do Recife estão insatisfeitos com as propostas apresentadas pelas mesas de negociação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × 2 =