Professores do Recife decretam greve

Nesta quarta-feira (09), ocorreu uma importante assembleia do SIMPERE no auditório da FAFIRE que decretou greve com deflagração para o dia 15 de julho. Após os informes, foram apresentadas as discussões acerca da negociação com a Prefeitura sobre o PCCR e a aula-atividade. O ano passado foi criada uma comissão paritária para a reformulação do PCCR (Plano de Cargos e Carreira). Essa mesma comissão aprovou um PCCR que deveria ir para câmara aprovar, não foi isso que ela fez. A prefeitura propôs uma nova comissão para reanálise do PCCR para implantar a meritocracia, ou seja, a Avaliação de Desempenho para Progressão Funcional.

A professora Regina, há 24 anos na rede, relatou que em determinado momento chegou a utilizar as madrugadas para planejar suas atividades e que tem grande expectativa que a categoria responda favoravelmente ao direito de ter 1/3 da carga horária destinada à aula-atividade.

Cláudia Ribeiro (Coordenadora de Comunicação do SIMPERE) foi incisiva. Para ela – O jogo não acabou! – Questionou porque a Prefeitura nunca perguntou quais as necessidades reais da categoria, contudo lançou no gestor em rede a decisão sobre os professores a aula-atividade em forma de tempo ou dinheiro. Para ela esta medida é um ataque para dividir a categoria e fazer com que professores e professoras assinando a favor do abono estejam aumentando a própria carga-horária – Isso é uma armadilha! Se a Prefeitura tem dinheiro para pagar o abono a toda a categoria, é porque tem dinheiro para fazer um verdadeiro reajuste salarial! – e complementou – Não vamos vender o nosso direito, é preciso organizar a luta, vamos à greve!

Graça, também professora da rede, enfatizou que de acordo com o ofício da PCR o abono pode ser retirado a qualquer momento – Essa medida não garante nada! A unidade da categoria é fundamental para a implementação da aula-atividade.

Elaine, também professora, ressaltou a necessidade do conjunto da categoria e da Prefeitura do Recife respeitar as decisões coletivas, que a assembleia é o espaço para discutir e que essa decisão já havia sido tomada – Nós votamos a favor do tempo! Queremos a aula-atividade!

Encerrada as inscrições foram aprovadas as seguintes decisões:

  1. Decretação de greve
  2. Implementação imediata da aula-atividade na forma prescrita da lei;
  3. Aprovação da revisão realizada pela comissão orreu uma importante assembleia do SIMPERE no audtparitária acerca da PCCR;
  4. Nova assembleia na terça-feira(15) para deflagração de greve;
  5. Fazer cartaz explicativo sobre a pesquisa internacional que mostra que os professores brasileiros tem uma das maiores carga-horária no mundo, o que dificulta a formação e planejamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

cinco × um =