MINHA aula atividade, MEU planejamento! AUTONOMIA PEDAGÓGICA JÁ!

PCR solicita preenchimento de questionário duvidoso aos professores de 1º a 3º ano

Na última greve os professores e professoras do Recife fizeram uma dura batalha pela garantia de sua autonomia pedagógica. Cansados dos inúmeros projetos e da sobrecarga de trabalho, dos baixos salários e das péssimas estruturas das escolas, atuamos massivamente no movimento paredista, com a categoria fortalecida no combate aos ataques de Geraldo Júlio e seu projeto privatizante e meritocrático.

Após a greve, estamos retomando a campanha pelo cumprimento da Lei Aula Atividade, pois o desrespeito à autonomia pedagógica ainda é uma situação gritante.

Esta semana a Secretaria de Educação enviou um ofício via gestor em rede solicitando o preenchimento de um extenso questionário com mais de 30 perguntas direcionadas aos professores de 1º a 3º ano. Lembramos que no início do ano letivo a PCR quis implementar a Normativa nº 3, que caracterizava o perfil de professor alfabetizador e suas devidas condições e punições para os que não cumprissem esse perfil. A categoria rechaçou esta normativa por entender que a mesma feria o nosso diploma de professores, o concurso público ao qual prestamos e a própria LDB. Foi com a luta da categoria que a PCR retirou esta normativa.  Assim, concluímos que o objetivo deste questionário é duvidoso sobre suas reais intenções.

Além disso, o tempo para responder questionários como este não podem comprometer o momento de aula atividade, pois este deve prevalecer a autonomia pedagógica dos docentes. O dia de aula atividade é direcionado ao planejamento dos professores, que não devem ser obrigados a realizar nenhum tipo de atividade que não estas, de sua rotina em sala de aula e de seu planejamento.

A PCR não cumpre com sua responsabilidade de assegurar melhores estruturas nas escolas e a contratação de professores para que possamos ter nosso direito garantido e apenas nos imputa mais acúmulo de tarefas! Muitas dessas são simplesmente burocráticas ou meras formalidades, gerando repetição de trabalhos, desgaste e perda de tempo!

Assim, RECHAÇAMOS A SOBRECARGA DE TRABALHO E O DESRESPEITO AO CUMPRIMENTO DA AULA ATIVIDADE!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × 4 =