2º Sarau do Simpere Dia da mulher Negra Latino-Americana e Caribenha

SIMPERE CONVIDA |

Dia 25 de Julho foi O dia da Mulher Afro-Latino-Americana e Caribenha. Esta data foi criada em julho de 1992, durante o I Encontro de Mulheres Afro-Latino-Americanas e Afro-caribenhas, que ocorreu em Santo Domingos, República Dominicana. Este dia seria o marco internacional da luta e da resistência da mulher negra. A cada ano, os movimentos sociais têm atuado para consolidar e dar visibilidade a esta data, tendo em conta a condição de opressão de gênero e racial/étnica em que vivem estas mulheres, explícita em diversas situações cotidianas.
A luta cotidiana contra o machismo e o racismo se faz necessária, pois a cada dia a violência que acomete esses setores aumenta. De acordo com o Mapa da Violência 2015, os casos de homicídio envolvendo mulheres negras cresceram 54,2% entre 2003 e 2013, passando de 1.864 para 2.875. No mesmo período, o número de ocorrências envolvendo mulheres brancas caiu 9,8% (de 1.747 para 1.576). Sem falar na discriminação no mercado de trabalho, no ambiente doméstico etc.
O SIMPERE está ao lado de quem combate cotidianamente às opressões. Cerramos fileiras e montamos barricadas contra a violência machista e racista e da luta não nos retiramos para a construção de um novo mundo para as mulheres negras.
Enaltecemos a cultura do povo negro, sobretudo de suas mulheres, e entendemos que a sua existência traduz o significado da resistência. Rasgar verbos e soltar o spray na parede, cantar a quilombagem e recitar poesias é também afrontar o racismo e machismo todos os dias. Por isso, queremos convidar todas e todos a se aquilombarem, chegarem junto da segunda edição do Sarau do SIMPERE edição da Mulher Negra latino-americana e Caribenha. Tá curiosa/o para saber as atrações? Então, vai lá! Microfone aberto para recital de poesias, muita música caribenha, latina e afro-brasileira com DJ PRETAONE, oficinas de turbantes, feirinha de artesanato e atividades lúdico-recreativas para as crianças.

Mande seus poemas até o dia 28/08 para fazermos o lançamento de um Zine literário do sarau. Os poemas devem ter relação com a cultura afro, mulheres negras ou combate ao racismo. Solte a sua criatividade e envie para o email:
saraumulheresnegras@gmail.com

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

9 − 3 =