GERALDO JULIO NÃO RESPEITA PISO E PROFESSORES DECRETAM ESTADO DE GREVE

GERALDO JULIO NÃO RESPEITA PISO E PROFESSORES DECRETAM ESTADO DE GREVE

Os professores da rede do recife estão em estado de greve. A decisão foi feita hoje (18.02), por unanimidade, na primeira Assembleia Geral de 2020, que aconteceu pela manhã, na Unicap.

Momento após votação do Estado de Greve - Créditos Sérgio Gaspar

A principal reivindicação da greve é cumprimento do reajuste de 12,84% do piso salarial, definido pelo próprio Ministério da Educação desde janeiro. No entanto, mesmo sendo janeiro a nossa data-base, o prefeito Geraldo Julio (PSB) insiste em não cumprir a lei federal 11.738/2008 e até agora não há mesa específica para o assunto. 

Como forma de alerta a Secretaria de Educação, decretamos estado de greve para mostrar nosso poder força e coalizão. Lutamos por uma educação pública de qualidade, que seja tratada como investimento e não como gasto ou moeda de troca para projetos privados.

Ainda durante a assembleia, foi feita, de forma democrática, a discussão e aprovação do calendário de lutas dos próximos meses. “Esse é um ano especial, temos muitas lutas para pouco tempo, visto que a lei eleitoral diz que a revisão da remuneração de servidores públicos só pode ser feita até 7 de abril”, lembrou Claudia Ribeiro, coordenadora geral do Simpere.

No dia 18 de março, está marcada a Greve Geral da Nacional da Educação, convocada pelo CNTE. A semana anterior à greve nacional, será marcada por mobilizações nas comunidades escolares e por nossa Greve Municipal, que será do dia 17 a 19 de fevereiro). Também está previsto no nosso calendário de lutas a a Mesa Geral de Negociação e Vigília Ato Político durante a reunião (27 de fevereiro); Assembleia-Ato na Praça Tiradentes (4 de março), entre outras ações. O calendário completo está acessível no site e aplicativo ou click aqui.

PCR MENTE: EXISTE FUNDOS PARA O REAJUSTE, O QUE FALTA É A VONTADE POLÍTICA

Logo no começo da assembleia, o economista do Instituto Latino de Estudos Socioeconômicos (Ilaese), Guilherme Fonseca fez uma análise das finanças municipais. “A prefeitura esconde da população, mas dinheiro para pagar o reajuste dos servidores, tem”.

 Guilherme trouxe a informação que atualmente os gastos com servidores representam 46,55% da Receita Corrente Líquida, o limite máximo estabelecido por lei é de 54%, com Limite Alerta de 51,30%.

ELEIÇÃO DE REPRESENTANTES DA BASE PARA MESA SETORIAL
Ainda no encontro, foi feita a eleição dos representantes da base para Mesa Geral de Negociação, marcada para dia 27 de fevereiro.

Após a apuração, os representantes eleitos foram: Simone (84 votos), Jaqueline (82 votos), Andrea (70 votos); e Ednaldo (69 votos), como titulares, e Luíza (55 votos), Rafael (55 votos), Dora (36 votos) e Vasti (33 votos), como suplentes.

Calendário de lutas da Campanha Salarial 2020

Dia 19 de Fevereiro

Plenária de Escolas Integrais com o Simpere e Seduc
Local: Centro de Formação Paulo Freire Hora: 14h


Dia 27 fevereiro
Mesa Geral de Negociação e Vigília Ato Político durante a mesa de negociação ás 14h


02 de Março

Mobilização nas unidades e comunidade

03 de Março
Mobilização nas unidades e comunidade

04 de março
Assembleia/ato
Local Praça Tiradentes
14h

05 de março
Mobilização nas unidades e comunidade

Dia 08 de março
Ações comunitárias do Dia Internacional das mulheres – 8M

Dia 10 de março
Mobilização nas unidades e comunidade

Dia 11 de março
Mobilização nas unidades e comunidade

Dia 12 de março
Mobilização nas unidades e comunidade

Dia 13 de março
Mobilização nas unidades e comunidade

Dia 17 de março
Greve Municipal da Educação de 48h

Dia 18 de março
Greve Nacional da CNTE

Dia 19 de março
Greve Municipal da Educação de 48h
Assembleia

Veja as Fotos da Assembleia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

dez − 6 =