Informes da primeira plenária de delegadas e delegados de Base de 2021

 

Na última terça-feira (19/01) o sindicato das professoras e professores do Recife realizou, de forma virtual, a primeira plenária de delegadas e delegados de base deste ano e neste formato. O encontro foi marcado para ouvir e conversar com as professoras e professores sobre todas as problemáticas que vem acontecendo com o trabalho remoto e todas as suas consequências durante esse isolamento social.
Na abertura do encontro foram feitos os informes da mesa de negociação com o novo Secretário Fred Amâncio, e lhe foi dito sobre a situação da pandemia em Recife e em Pernambuco. Os dados não são animadores: temos o 5º lugar no pais de número de vítimas fatais do novo corona vírus. Colocamos também que a nossa categoria não irá retornar sem a vacina.
Para além dos informes, também foi discutido que sobre o preenchimento do SAAP infelizmente não foi possível vencer essa batalha, a Prefeitura da Cidade do Recife (PCR) insiste em que os professores registrem retroativamente todas as atividades desde o início das aulas remotas, mas não será preciso registrar as evidências.
Outro ponto abordado na plenária foi a necessidade de organizar lutas unificadas nacionalmente pelo Piso Nacional do Magistério e pelo cumprimento do FUNDEB. Com esse chamamento das Centrais Sindicais e demais movimentos também foi proposto uma luta em paralelo pela garantia do serviço público e sobretudo diante da ameaça da Reforma Administrativa do governo Bolsonaro e que gestão de João Campos (PSB) pretende aplicar no que significa o maior desmonte do serviço público e da carreira dos servidores.
As delegadas e delegados de base trouxeram preocupações como retorno as aulas sem segurança, SAAP, avaliação dos estudantes e carga horária. O Sindicato lembra as professoras e professores que não podem ser convocados para ir até o local de trabalho para assinar a ata do Conselho escolar, afinal estão em isolamento, não há nenhuma obrigatoriedade com relação a isso.
Neste cenário, o Simpere vai elaborar um boletim para ser enviado aos professores tratando desses assuntos abordados na plenária para ampliar o debate junto a toda categoria: Informes da mesa de negociação, a situação da educação durante a pandemia, preenchimento do SAAP e a luta unificada nacionalmente contra a Reforma Administrativa.
Com relação a continuidade das campanhas publicitárias ficou aprovado uma campanha pela Vacinação para todos já! Onde vamos usar peças publicitárias para outdoors na cidade, carros de som nos bairros, panfletos e inserção nas mídias sociais.
SIMPERE Gestão Resistência e Luta – Filiado à CSP Conlutas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

oito + dezessete =