Em ritmo de frevo, professores doam sangue e protestam pelo piso salarial

Em ritmo de frevo, professores doam sangue e protestam pelo piso salarial

Foi em ritmo de frevo que as professoras e professores do Recife realizaram um ato cultural e incentivaram a doação de sangue. A atividade foi realizada na manhã da última sexta-feira (25/02) no cruzamento da Av. Agamenon Magalhães com a Rua Joaquim Nabuco e contou com uma centena de docentes.

O protesto fez parte de uma agenda de mobilizações da Campanha Salarial dos/as professores/as que reivindicam, entre outras coisas, o reajuste de 33,23% anunciado pelo MEC. Esse percentual é calculado através do custo-aluno que está previsto na Lei do Magistério. Os manifestantes também reclamam que o prefeito João Campos (PSB) não quer cumprir a lei e ofereceu apenas 11,56%.

A diretora do Sindicato, Maria do Socorro, denuncia o desconto que a prefeitura fez no contracheque dos professores devido às últimas paralisações. “Além do salário defasado, sem conseguirmos a lei do piso na nossa carreira, os 33%, ainda houve um desconto porque fizemos paralisação nos últimos dias. Hoje estamos nessa ação do Hemope, mais um dia de paralisação, e o governo de João Campos não respeita o professor e a professora da rede”.

Sobre a doação de sangue Jaqueline Dornelas comentou:  “Professor doa sangue todos os dias do ano pela educação do Recife, e hoje queremos dar nossa contribuição ao Hemope devido ao baixo nível do estoque de sangue, entendemos que é possível protestar e ao mesmo tempo realizar uma atividade social importante como essa”, salientou Jaqueline.

Ao final do ato, os manifestantes deram uma volta na Avenida Agamenon Magalhães puxados por uma orquestra de frevo, que só fez ferver ainda mais a manhã ensolarada da capital pernambucana.

O Calendário de mobilizações segue na semana que vem. No dia 02 de março, haverá uma mesa de negociação com a prefeitura do Recife e, no dia 03/03, uma nova assembleia geral no Teatro da Boa Vista, às 14h00, para decidir os novos rumos da campanha salarial de 2022.

Veja o álbum completo do ato por aqui: https://www.facebook.com/media/set/?vanity=simpere.recife&set=a.5163363733693927

Simpere Forte de Luta e Plural – Filiado à CNTE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

quatro + treze =