Na tarde desta Quinta-feira, dia 11 de Setembro, os professores da Rede Municipal de Ensino estiveram reunidos em assembleia geral da categoria. O objetivo do encontro era debater os desdobramentos da campanha salarial – tais como o ressarcimento dos descontos e as negociações com a PCR -, bem como apresentar a prestação de contas e auditoria da gestão Resistência e Luta no ano de 2013, e encaminhar a comissão eleitoral.
Pela importância do tema e devido ao tamanho do ataque àqueles que lutam por parte da Prefeitura, o tema da campanha salarial ganhou a centralidade da assembleia, e diversos informes de negociação e lutas foram apresentados. O grande ataque por parte de Geraldo Júlio em descontar os salários dos professores colocou a discussão em torno do ressarcimento dos salários, e no sentido de resgatar a tradição do movimento sindical e demonstrar a mais ampla solidariedade entre a categoria, foi votado por ampla maioria pelo ressarcimento. Para garantir a melhor forma de fazer o ressarcimento, foi votada uma comissão que deverá estudar e apresentar uma proposta para que todos/as os que escolherem possam ter acesso ao ressarcimento. Em breve a categoria será informada sobre novidades desta comissão.
A situação caótica das escolas e as péssimas condições de trabalho foram tema central da assembleia, e o SIMPERE apresentou ponto por ponto o andamento das resoluções aprovadas em assembleia a respeito da campanha: “Essa é a realidade na educação que Geraldo Júlio NÃO mostra!”. Embora a Prefeitura tenta iniciado uma ofensiva de censura das denúncias e de maquiagem das escolas, o SIMPERE esteve nas redes sociais e escolas mostrando a realidade no ensino municipal no Recife. É verdade que se enfrentou com as relações estreitas da Prefeitura com os veículos de comunicação, a exemplo dos OUTDOORS que foram completamente censurados pela totalidade das empresas. Apesar disto, as várias falas em assembleia demonstraram que estamos de cabeça erguida e dispostos a lutar pela educação. ” Não é verdade que saímos de nossa greve com inúmeras vitórias econômicas. Não é possível dourar a pílula! Fomos atacados por esta gestão nos mais diversos aspectos. No entanto, é necessário reconhecer os frutos da nossa luta! Ou não é verdade que a Aula Atividade é uma grande vitória da nossa categoria?! Vamos nos fortalecer e enfrentar de forma ainda mais aguerrida esta Prefeitura!”, dizia Claudia Ribeiro, diretora de comunicação do SIMPERE.
Nos próximos meses, a categoria está entrando no processo de eleição para direção do sindicato. Estatutariamente, esta assembleia tinha como tarefa aprovar uma comissão eleitoral para este processo. E assim foi feito, os nomes são: André Gonçalves, Sandra e Simone Ferraz. Antes do processo eleitoral, ainda ocorreram duas assembleias; que deverão ser anunciadas pelo sindicato em breve.
Como continuação da campanha de denúncia das escolas que foi reafirmada na assembleia de ontem, já no outro dia o SIMPERE esteve em duas escolas para registrar e participar de atividades. A Escola Almerinda, que é um dos piores quadros da educação no Recife; com esgoto a céu aberto e ratos; e também a Escola Lojistas do Recife, que realizou atividade lúdica de valorização escolar.
Deixe um comentário