A diversidade é a potência da educação e da sociedade!

postado em: Destaque | 0

O 17 de maio marca uma data simbólica e histórica: o dia em que a Organização Mundial da Saúde deixou de classificar a homossexualidade como doença. Desde 1990, essa é uma data de resistência, de afirmação da dignidade e dos direitos da população LGBTQIA+.

Ao longo das últimas décadas, muitas vitórias foram conquistadas, fruto da luta coletiva e da mobilização social. Mas ainda vivemos em uma sociedade marcada pela violência, pela exclusão e pelo preconceito. A LGBTQIA+fobia ainda mata, expulsa, humilha e impede o acesso pleno a direitos básicos — inclusive à educação.

Por isso, reafirmamos: a escola pública tem que ser um espaço seguro para todas as existências! E para isso, é necessário enfrentar o ódio e promover uma educação que valorize a diversidade, que respeite a identidade e a orientação de cada sujeito, e que se comprometa com os direitos humanos.

A luta contra a LGBTQIA+fobia é parte da nossa luta por uma educação antidiscriminatória, laica, inclusiva e libertadora. Discriminação não cabe na sala de aula, nem na sociedade. Educar é também transformar o mundo. E não há transformação possível sem justiça, diversidade e sem igualdade.

SIMPERE – Forte, Plural e de Luta
Filiado à CNTE e à CUT

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × três =