NOTA DE REPÚDIO AO MASSACRE NO RIO DE JANEIRO

 

O Sindicato Municipal dos Profissionais de Ensino da Rede Oficial do Recife (SIMPERE) expressa seu mais veemente repúdio à “megaoperação” policial realizada recentemente nos complexos do Alemão e da Penha, no estado do Rio de Janeiro, que resultou em mais de 100 mortes e evidencia o fracasso da lógica de segurança adotada. O massacre expõe, mais uma vez, como os setores populares – incluindo estudantes, trabalhadoras e trabalhadores da educação nas periferias – são submetidos à violência do Estado, têm direitos ignorados e seus territórios reduzidos ao cenário de chacina.

Nós também não podemos fechar os olhos para o fato de que a “segurança” promovida pela operação permite e legitima execuções sumárias, violações de direitos humanos e silenciamento de comunidades inteiras. Defendemos que a segurança pública no Brasil precisa ser repensada com inteligência e preservação da dignidade. A educação, a cultura, o esporte e o acesso à moradia e ao trabalho digno são os verdadeiros caminhos para a redução da violência. Não há paz possível quando o Estado decide quem vive e quem morre.

O SIMPERE se solidariza com a população da Região Metropolitana do Rio de Janeiro e reafirma o compromisso com uma sociedade democrática, antirracista e comprometida com a VIDA. Seguiremos ao lado daqueles que lutam por justiça, pela garantia dos direitos humanos e por políticas públicas que coloquem a vida, e não a morte, no centro das decisões.

Simpere – Forte, Plural e de Luta
Filiado à CNTE e à CUT

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

vinte + 5 =