Escolas Integrais no município do Recife

Nota da direção

Desde agosto do corrente ano, enviamos um oficio nº 104 à Secretaria de Educação solicitando o projeto de Escola Integral da Gestão Geraldo Julio. No oficio, ficava claro a preocupação da diretoria colegiada do SIMPERE gestão Resistência e Luta, sobre a importância de se garantir escolas de qualidade com estrutura e projeto pedagógico.

A Secretaria de Educação do município quer implementar em 2014 cinco escolas integrais. São elas: Pedro Augusto RPA01, Antônio Heráclio RPA02, Nadir Colaço RPA03, Divino Espírito SantoRPA04, e Dom Bosco RPA05 atendendo aos estudantes do 6º ao 9º ano.

O modelo de escola integral que existe hoje no Recife nem de longe é o modelo ideal: sem estruturas físicas, sem projetos pedagógicos e carente do pessoal de apoio.

Estivemos no CAP dia 06 de dezembro em reunião com Beth Medeiros que responde pelos projetos das escolas integrais e com Rossana Albuquerque representando o Secretário Valmar Correia. Na ocasião questionamos como ficaria a situação dos professores e dos estudantes nessas escolas. Também colocamos nossa posição sobre a situação das mais de 300 escolas, creches e CMEIs que vivem em situações precárias. A Secretaria de Educação ficou de enviar um projeto colocando como será o funcionamento dessas escolas integrais e está fazendo reuniões por escola para definir a situação dos professores e estudantes.

A Prefeitura tem de garantir educação de qualidade para todos os estudantes da rede e não só para os estudantes das escolas integrais. Neste sentido, as cinco escolas integrais prometidas não podem ser o centro das atenções do governo municipal em detrimento das demais unidades educacionais.

Por fim, reiteramos que se algum professor se sentir prejudicado, entre em contato com a direção colegiada imediatamente para que possamos atuar.

 

Sem mais,

 

Direção Colegiada

Gestão Resistência e Luta

CSP-CONLUTAS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 + dezessete =