SIMPERE participa do II Seminário de Negros e Negras da CSP-Conlutas

Evento ocorreu de 22 a 24 de abril, na cidade do Rio de Janeiro

*Com informações da CSP-Conlutas Nacional

Com o objetivo de debater as formas como o racismo vem se expressando nos movimentos sindical, popular, estudantil e na sociedade, além das maneiras de combatê-lo nestes mesmos espaços, a CSP-Conlutas realizou entre os dias 22 e 24 de abril, no Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (ISERJ), o II Seminário de Negros e Negras. Representantes do SIMPERE, da CSP-Conlutas de Pernambuco e do Quilombo Raça e Classe marcaram presença no evento.

O início do Seminário foi marcado pelas mesas que trataram da relação entre capitalismo e racismo, além da discussão em torno das atuais conjunturas nacional e internacional. A atividade foi aberta com o debate “Não há Capitalismo, Sem Racismo!”, onde foram abordadas diversas maneiras pelas quais o capitalismo se utiliza do racismo para dividir a classe trabalhadora e impedir a unificação de suas forças. A segunda mesa fez uma análise da crise política nacional.

As mesas do segundo dia abordaram como o racismo se expressa no mundo do trabalho e na sociedade e as formas de combatê-lo em todos os espaços. O Seminário se encerrou com a formação de grupos de trabalho para discutir os temas abordados e com o debate das resoluções do Congresso da CSP-Conlutas sobre o tema racial e encaminhamentos finais.

O seminário ocorreu em meio à conjuntura de crise econômica e política que atinge a classe trabalhadora. O desemprego, os cortes de salários e a inflação pioram principalmente as condições de vida dos negros (homens, mulheres e jovens), e aprofundam a opressão e exploração.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

um + nove =